Competições arrancam hoje em Tóquio
Uma cerimónia sem público lançou a ???????trigésima segunda Olimpíada da Era Moderna, antes de ‘coroar’ 339 campeões em 33 modalidades diferentes, com o desfile de cerca de 20 dos 92 atletas portugueses que vão estar em ação na capital japonesa, que sucede ao Rio de Janeiro, ‘casa’ dos Jogos em 2016.
Uma competição marcada pela polémica, sendo que a cerimónia de abertura não escapou à regra, com o diretor do espetáculo, o comediante Kentaro Kobayashi, a ser despedido na quinta-feira, um dia antes da sua realização.
A presidente dos Jogos, Seiko Hashimoto, confirmou a situação, com Kobayashi a ser despedido devido a piadas antissemitas que proferiu num espetáculo em 1998.
Fora isso, o aumento de casos de covid-19 nos últimos dias tem gerado preocupação entre os especialistas em saúde, que temem que a competição desportiva se possa tornar num evento super propagador de variantes altamente contagiosas, como a Delta, que já corresponde a uma percentagem significativa dos novos contágios em Tóquio e a nível global.
Pelo que o tema da cerimónia será “seguir em frente”, a que se junta o lema geral de “unidos pela emoção”, numa resposta à crise sanitária global, que levou a uma população japonesa cética dos Jogos, que já contam com 91 casos de infetados entre os residentes da Aldeia Olímpica desde o início de julho.
Importa referir que na véspera da inauguração dos Jogos Olímpicos na capital, Tóquio registou ontem cerca 1.979 novos casos de Covid-19.
De lembrar que Angola participa nos Jogos de Tóquio com a Selecção Nacional sénior feminina de andebol, uma dupla da natação, outra da vela, um atleta de atletismo e uma judoca. A comitiva já se encontra no palco do evento