Mundo

Sergey Lavrov chega esta terça-feira a Luanda para encontros bilaterais

O ministro das Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey Lavrov, desloca-se na terça-feira a Luanda, para se encontrar com o seu homólogo Téte António e com o Presidente João Lourenço.

A chegada de Lavrov ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro está marcada para as 18h05 desta terça-feira, dia 24 de Janeiro, realizando-se o programa oficial apenas no dia seguinte.

Na quarta-feira, o chefe da diplomacia russa, acompanhado da sua delegação, vai encontrar-se de manhã com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, seguindo depois para uma audiência com o chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Às 12h30, o ministro russo visita o Memorial Dr. António Agostinho Neto, bem como o jazigo do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, que morreu em 8 de Julho do ano passado. Lavrov segue logo depois para uma visita guiada ao Museu Nacional de História Militar e irá passar ainda antes de almoço pela Escola da Embaixada da Federação Russa. O diplomata regressa a Moscovo na quinta-feira de manhã.

Angola tem vindo a reposicionar-se nos últimos meses em termos de política externa, aproximando-se dos Estados Unidos da América e da União Europeia, e distanciando-se da Rússia.

Em meados deste mês de Janeiro, João Lourenço voltou a insistir que se estava na hora de negociar a paz na Europa, voltando a apelar a um cessar-fogo definitivo e incondicional por parte da Rússia para criar o “necessário ambiente negocial” entre as partes.

O chefe de Estado angolano apontou a guerra na Ucrânia como “uma séria ameaça à paz e segurança” da Europa e do mundo, provocando a maior crise energética, alimentar e humanitária desde a Segunda Guerra Mundial, com profundas consequências no Continente africano.

Related Articles

Back to top button