Poder

Portugal vai enviar tanques Leopard para a Ucrânia

DR

Portugal enviará tanques Leopard 2 para a Ucrânia, disse o primeiro-ministro português António Costa neste sábado, sem especificar quantos serão enviados.

Costa acrescentou que Portugal está em negociações com a Alemanha para obter as peças necessárias para a reparação de uma série de tanques Leopard inoperantes em Portugal.

“Neste momento estamos a trabalhar para poder dispensar alguns dos nossos tanques”, disse Costa à agência noticiosa Lusa durante uma viagem à República Centro-Africana. “Eu sei quantos tanques serão (enviados para a Ucrânia), mas isso será anunciado no momento apropriado”, disse o PM português.

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas portuguesas, o almirante António Silva Ribeiro, disse no mês passado que Portugal tinha 37 tanques Leopard 2, mas foi amplamente divulgado pelos media portugueses que a maioria está inoperacional.

Portugal trabalha agora com a Alemanha para obter as peças necessárias para consertar os tanques que não estão operacionais, disse Costa, acrescentando que espera entregá-los à Ucrânia até o final de Março.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse no início desta semana que o país receberá entre 120 a 140 tanques ocidentais em uma “primeira vaga” de entregas de uma coligação de 12 países, e, entre eles, Portugal.

Related Articles

Back to top button