ONU condena uso excessivo de força da polícia em protestos na Colômbia
O posicionamento do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos segue uma declaração similar da União Europeia e vem em meio a denúncias de brutalidade policial contra manifestantes.
Representantes da missão da ONU em Cali, uma das cidades onde ocorreram os incidentes mais violentos, “testemunharam o uso excessivo da força pela polícia”, disse Marta Hurtado, porta-voz do Alto Comissariado das Naçoes Unidas para os Direitos Humanos, em uma colectiva de imprensa.
Segundo Hurtado, as forças de segurança “utilizaram munições reais, espancaram manifestantes e efectuaram detenções no contexto de uma situação tensa e volátil em que alguns participantes dos protestos também foram violentos”.
“Diante desta situação extremamente tensa, com soldados e policiais desdobrados, pedimos calma e recordamos às autoridades sua responsabilidade na proteção dos direitos humanos”, ressaltou a porta-voz do gabinete chefiado por Michelle Bachelet, por conta da convocação de novas manifestações para esta quarta-feira.
Comunicar erro