RCN12
Planalto Studio
Publicite

Dia do educador ou do professor?

Assinala-se hoje, 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, e a maioria das institui√ß√Ķes de ensino do pa√≠s realizam ou realizaram algumas actividades alusivo à data em quest√£o para os professores.

Por Teresa Cabari em 22/11/2021 às 13:12:03
Dia do educador ou do professor?

Dia do educador ou do professor?

O ministério da educa√ß√£o organizou uma actividade que est√° a decorrer na prov√≠ncia do Bengo, que conta com a participa√ß√£o de v√°rios professores, directores de institui√ß√Ķes de ensino, estudantes bem como alguns membros do ministérios e artistas em geral para celebrar a data.

Mas o que est√° a celebrar é o dia do educador ou professor? Qual é a diferen√ßa entre ambos?

Educador é a pessoa designada para preparar o individuo para o mundo e viver em sociedade. O educador pode ser Professor, pai, m√£e ou qualquer outro encarregado de educa√ß√£o, que n√£o quer dizer que um educador seja necessariamente ou unicamente um professor.

Um professor é uma pessoa que ensina a ci√™ncia dos mais variados sectores sociais, cient√≠ficos, económicos ou pol√≠ticos. Um professor também pode ser considerado um educador, mas o educador n√£o é unicamente um professor.

O professor é aquela pessoa que se dedica na transmiss√£o de conhecimento de uma determinada √°rea dentro do vasto universo da educa√ß√£o.

Ent√£o por que felicitamos apenas os professores e n√£o os educadores de forma geral?

Talvez pelo facto de muitas crian√ßas passarem mais tempo com os professores do que com os próprios pais?

Ser√° que a educa√ß√£o só se aprende na escola? Passar por uma escola é a prova √ļnica de que o individuo tem educa√ß√£o e est√° apto para viver em sociedade e explorar o mundo?

Este ponto nos leva a reflectir sobre como est√° a qualidade de ensino no pa√≠s. Ensinamos e educamos os nossos alunos a se tornarem profissionais qualificados, capacitados ou apenas fazemos um teste de memoria com a reprodu√ß√£o de in√ļmeros livros e fasc√≠culos que muitos s√£o obrigados a decorar para reproduzir?

Se celebramos o dia do educador com os professores por que n√£o lembrar do que eles passam?

H√° pouco menos de uma semana os docentes universit√°rios entraram em greve por falta de condi√ß√Ķes de trabalho e exigindo aumento dos sal√°rios e a valoriza√ß√£o da classe. Após tr√™s rondas de conversas e reuni√£o, o Ministério de tutela do Ensino Superior decidiu negociar

Ser√° que pela data o governo far√° alguma coisa? Vai melhorar a qualidade de ensino e "educa√ß√£o" no pa√≠s? Esperemos apenas. Facto é que o Secret√°rio do estado para o ensino prim√°rio e do segundo ciclo, Gildo Matias José, defendeu mais investimento para o sector.

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio