RCN12
Planalto Studio
Publicite

Dia do educador ou do professor?

Assinala-se hoje, 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, e a maioria das instituições de ensino do país realizam ou realizaram algumas actividades alusivo à data em questão para os professores.

Por Teresa Cabari em 22/11/2021 às 13:12:03
Dia do educador ou do professor?

Dia do educador ou do professor?

O ministério da educação organizou uma actividade que está a decorrer na província do Bengo, que conta com a participação de vários professores, directores de instituições de ensino, estudantes bem como alguns membros do ministérios e artistas em geral para celebrar a data.

Mas o que está a celebrar é o dia do educador ou professor? Qual é a diferença entre ambos?

Educador é a pessoa designada para preparar o individuo para o mundo e viver em sociedade. O educador pode ser Professor, pai, mãe ou qualquer outro encarregado de educação, que não quer dizer que um educador seja necessariamente ou unicamente um professor.

Um professor é uma pessoa que ensina a ciência dos mais variados sectores sociais, científicos, económicos ou políticos. Um professor também pode ser considerado um educador, mas o educador não é unicamente um professor.

O professor é aquela pessoa que se dedica na transmissão de conhecimento de uma determinada área dentro do vasto universo da educação.

Então por que felicitamos apenas os professores e não os educadores de forma geral?

Talvez pelo facto de muitas crianças passarem mais tempo com os professores do que com os próprios pais?

Será que a educação só se aprende na escola? Passar por uma escola é a prova única de que o individuo tem educação e está apto para viver em sociedade e explorar o mundo?

Este ponto nos leva a reflectir sobre como está a qualidade de ensino no país. Ensinamos e educamos os nossos alunos a se tornarem profissionais qualificados, capacitados ou apenas fazemos um teste de memoria com a reprodução de inúmeros livros e fascículos que muitos são obrigados a decorar para reproduzir?

Se celebramos o dia do educador com os professores por que não lembrar do que eles passam?

Há pouco menos de uma semana os docentes universitários entraram em greve por falta de condições de trabalho e exigindo aumento dos salários e a valorização da classe. Após três rondas de conversas e reunião, o Ministério de tutela do Ensino Superior decidiu negociar

Será que pela data o governo fará alguma coisa? Vai melhorar a qualidade de ensino e "educação" no país? Esperemos apenas. Facto é que o Secretário do estado para o ensino primário e do segundo ciclo, Gildo Matias José, defendeu mais investimento para o sector.

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio