RCN12
Planalto Studio
Publicite

Julgamento do ex-administrador municipal do Lubango

Silvano Levy, um antigo administrador do Lubango, poderá voltar a sentar-se no banco dos réus em Novembro próximo, depois de o seu julgamento ter sido suspenso na semana passada.

Por Ilídio Manuel em 19/10/2021 às 07:53:01

Na altura da suspensão, o juiz da causa alegou razões de «ordem técnica», mais concretamente a falta de declarantes para perseguir o julgamento.

Levy foi administrador do Lubango de 2012 a 2014, num período em que Marcelino Tyipinge era governador da Huíla, cujo nome tem sido associado a vários escândalos financeiros.

O ex-gestor é acusado da prática de crimes de peculato, violação das normas de execução do plano e orçamento, e branqueamento de capitais.

O arguido esteve detido em 2020 durante 6 seis meses, tendo beneficiado de liberdade provisória.

Na opinião pública tem causado uma certa perplexidade o facto de Marcelino Typinge não ter sido arrolado no mesmo processo, partindo do princípio que ele era a entidade máxima da província ao tempo em que ter-se-ão registados os referidos crimes. Crê-se que ex-governante não terá estado alheio às movimentações financeiras efectuadas pelo seu antigo pupilo.

Ganha alguma consistência a tese da existência de uma suposta selectividade dos alvos a abater neste tão propalado combate à corrupção e impunidade tendo em conta que o ex-governador da Huíla viu-se livre da justiça quando, em 2018, foi-lhe concedida uma imunidade parlamentar.

É caso para perguntar se a corda rebenta sempre no lado mais fraco..

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio