RCN12
Planalto Studio
Publicite

Ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell morre de complicações de Covid-19

Morreu nesta segunda-feira (18) aos 84 anos por complicações ligadas à Covid-19, o general Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, de acordo com um texto assinado por sua família em uma rede social.

Por Márcia Cordeiro em 19/10/2021 às 06:54:28
Ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell morre de complicações de Covid-19

Ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell morre de complicações de Covid-19

Na sua página do Facebook a família disse que Colin estava totalmente vacinado e agradeceram a equipa médica pelo seu tratamento cuidadoso.

"Ele estava totalmente vacinado. Queremos agradecer à equipe médica do Walter Reed National Medical Center pelo seu tratamento cuidadoso. Perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano", disse a família

Powell tinha mieloma múltiplo, um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos. No entanto a família não divulgou qual foi a complicação da Covid-19 que ele teve e nem quando ele havia se vacinado, ou se havia recebido uma dose de reforço.

Como general quatro estrelas do Exército, Colin foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo do presidente George H.W. Bush durante a Guerra do Golfo de 1991, quando as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do vizinho Kuweit.

Colin foi o primeiro negro a ocupar cargos de grande responsabilidade nos EUA: conselheiro de Segurança Nacional na Administração de Ronald Reagan; chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas americanas, e secretário de Estado de George W. Bush até 2005 e se aposentou do Exército como general de quatro estrelas.

Entretanto entre os políticos que lamentam a morte de Powell estão o atual presidente dos EUA, Joe Biden, os ex-presidentes Bush, Barack Obama e Jimmy Carter, ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, e o atual e ex-secretários de Estado do país.

Na sua mensagem o atual presidente dos EUA Joe Biden afirmou que Powell "era um bom homem" e "será lembrado como um dos nossos grandes americanos". "Jill e eu estamos profundamente tristes com o falecimento de nosso querido amigo e patriota de incomparáveis honra e dignidade".

Por sua vez Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA chamou Powell de "um verdadeiro patriota e servidor público". "Tivemos a honra de trabalhar ao lado dele para fortalecer as comunidades nos Estados Unidos, ajudar a resolver conflitos no Haiti e observar as eleições na Jamaica. Sua coragem e integridade serão uma inspiração para gerações vir".

Nascido a 5 de abril de 1937 no Harlem, Colin Powell cresceu na cidade de Nova Iorque, onde estudou geologia. Começou a sua carreira militar em 1958. Inicialmente estacionado na Alemanha, foi enviado para o Vietname como conselheiro militar de John F. Kennedy.

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio