RCN12
Planalto Studio
Publicite

Primeiro-Ministro iraquiano anuncia detenção de membro importante do Estado Islâmico

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazemi, anunciou hoje 11 de outubro, a detenção de um membro importante do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que integra a lista dos mais procurados dos Estados Unidos por ser responsável pelas finanças do grupo extremista.

Por Márcia Cordeiro em 11/10/2021 às 09:18:15

O governante adiantou no TWITTER, que Jassem foi capturado durante uma "operação externa complexa" e "difícil" levada a cabo pelos serviços secretos iraquianos. Fonte dos mesmos disse à Associated Press que o jihadista foi detido num país estrangeiro e transportado para o Iraque há alguns dias.

Sami Jasim, era o responsável pelas finanças do Estado Islâmico e um dos principais colaboradores de Abu Bakr al-Baghdadi", afirmou Mustafa al-Kazemi.

Jasim "supervisionava as operações do grupo e o dinheiro obtido a partir da venda ilícita de petróleo, gás, antiguidades e minerais", segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que o classificou como terrorista em Setembro de 2015.

Esta detenção, realizada pelas forças iraquianas, ocorreu enquanto parte dos militares estava a supervisionar eleições legislativas, que ocorreram no domingo no país.

Sami Jasim era também procurado pelos Estados Unidos da América, que ofereciam uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações sobre o seu paradeiro.

Sami Jasim pertencia ao círculo de Abu Bakr al-Bagdadi, que foi o líder e fundador do Estado Islâmico e que foi morto numa operação realizada pelos Estados Unidos em Outubro de 2019.

A Al-Baghdadi foi substituído por Abu Ibrahim al-Qurashi na liderança do grupo extremista, embora no momento a sua figura seja um mistério e não tenha aparecido na propaganda da organização.

Entretanto O comandante-chefe das forças armadas, Haider al-Abadi, chegou este domingo à cidade libertada de Mossul e felicitou os combatentes pela "grande vitória alcançada" perante os combatentes do grupo jiadista autoproclamado Estado Islâmico.

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio