RCN12
Planalto Studio
Publicite

Padre Pio Wacussanga denuncia situação extrema da fome no sul do país

O sociólogo e sacerdote católico, Padre Pio Wacussanga, natural da província da Huíla e conhecido como a "voz dos pobres no sul de Angola", denunciou recentemente a situação extrema da fome no sul de Angola, mais concretamente nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe e fala de um cenário de alta fragilidade por causa da fome.

Por Isaac Sócrates em 04/10/2021 às 09:53:15
 Padre Pio Wacussanga denuncia situação extrema da fome no sul do país

Padre Pio Wacussanga denuncia situação extrema da fome no sul do país

Em entrevista a r√°dio eclésia, o sacerdote fez saber que situa√ß√£o no geral é realmente de desfalecimento, quer dizer, tu vais a uma aldeia e encontras a maior parte das pessoas deitada, porque n√£o t√™m alimento e muito menos energia para ficarem de pé.

O padre alerta que os cidad√£os podem perder a vida, caso n√£o se tome medidas urgentes. "Eu recebi durante a semana algumas crian√ßas que caminharam até aqui e pediram comida. Por causa da caminhada, do cansa√ßo e da fraqueza, é visível que as pessoas mal se conseguem pôr de pé", denuncia.

"Muitas mamas quando v√™m ter c√° connosco para levarem uma caneca de fub√° sempre dizem que deixaram as crian√ßas deitadas a desfalecerem e com respira√ß√£o ofegante", conta. "Esta é a realidade que estamos a enfrentar - de vida ou morte."

A denominada "Plataforma Sul", integrada por seis organiza√ß√Ķes n√£o-governamentais, est√° a fazer um levantamento da situa√ß√£o no Cunene e na Huíla e est√° a constatar uma situa√ß√£o de fome extrema devido ao aumento do pre√ßo da cesta b√°sica, falta de insumos agrícolas e a estiagem.

De real√ßar que em respostas aos gritos de socorro, a ministra para a √Ārea Social, Carolina Cerqueira, garantiu que o Executivo angolano tem se engajado para dar resposta definitiva e estes problemas.

"O Presidente orientou para avan√ßar com o programa estruturante. Nós pensamos que Casa de Seguran√ßa do Presidente da República vai ter um papel fundamental", afirmou

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio