RCN12
Planalto Studio
Publicite

Executivo alarga prazo de candidaturas para concessão do terminal do Porto do Lobito

O executivo decidiu alargar o prazo de apresentação das propostas para o concurso público internacional de concessão do Terminal Polivalente de Contentores e de Carga Geral do Porto do Lobito, em Benguela.

Por Márcia Cordeiro em 23/08/2021 às 10:16:24
Executivo alarga prazo de candidaturas para concessão do terminal do Porto do Lobito

Executivo alarga prazo de candidaturas para concessão do terminal do Porto do Lobito

O prazo para a concessão do segundo maior centro económico e industrial de Angola foi prorrogado para o dia 30 de Setembro, devido à pressão sobre o Ministério dos Transportes feita pelos concorrentes que apontavam o período de candidaturas muito reduzido.

De acordo com os Ministérios dos Transportes e da Comissão de Avaliação do Concurso, que registou com agrado, o interesse de outros concorrentes interessados que não tinham tido a possibilidade de adquirir as peças concursais, e que agora passam a poder fazê-lo, demonstrando assim o grande interesse e viabilidade económica do terminal polivalente do Porto do Lobito.

"O processo de concessão como vocês sabem já é público, o concurso foi lançado estendeu-se agora para mais 30 dias para o período de entrega de propostas e compras de cadernos de encargos e, tudo nos indica que, eventualmente, até finais de Dezembro senão mesmo principio de janeiro do próximo ano, o concurso seja concluído e veremos conheceremos publicamente e oficialmente o vencedor". disse o PCA do Porto Celso Rosa

Entretanto entre outras valências, os candidatos devem ter capitais próprios realizados, não inferiores ao equivalente a 25 milhões USD, um volume de negócios médio anual dos últimos três exercícios fiscais não abaixo ao correspondente a100 milhões USD.

Segundo o PCA do porto do lobito Celso Rosa até o momento apenas três candidaturas foram entregues, o mesmo acredita que até ao mês de outubro o plano o diretor esteja concluído aprovado pelo conselho de administração que vai de 2021 a 2025.

De recordar o concurso público para concessão do terminal do porto do Lobito está aberto desde 17 de Maio último, e é dirigido a empresas ou associações de empresas estrangeiras com comprovada experiência na actividade de gestão e exploração de terminais portuários e que reúnem os requisitos exigidos no regulamento do referido concurso.

O concurso estava previsto para encerrar a 16 de Agosto, mas o referido departamento ministerial decidiu responder positivamente a solicitação de alguns concorrentes.

O terminal de contentores do Porto do Lobito dispõe de 414 metros de cais, com uma profundidade de 14,7 m para atracagem de navios e uma capacidade operacional de 250 mil contentores por ano

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio