RCN12
Planalto Studio
Publicite

Ministério da Educação desmente encerramento de cursos nos magistérios

O Ministério da Educação não orientou o encerramento dos cursos de Matemática, Biologia, Química e Física, nas escolas de formação de professores. A confirmação é do secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias.

Por Isaac Sócrates e Teresa Cabari em 28/07/2021 às 12:16:18

Na sequ√™ncia da entrevista que o mesmo concedeu à R√°dio Nacional de Angola, principiou um o mal-entendido de que o ministério da educa√ß√£o ter√° orientado o encerramento dos cursos de Matem√°tica, Biologia, Química e Física, nas escolas de forma√ß√£o de professores, Gildo Matias, esclareceu que, para este ano lectivo, vai haver, apenas, a suspens√£o de ingresso de novos estudantes nos referidos cursos.

O mesmo garantiu que o Ministério da Educa√ß√£o e as escolas v√£o preparar melhor as condi√ß√Ķes e que Até ao final deste ano, v√£o ser instalados quarenta e oito laboratórios de Química, Física e Biologia, para permitir a forma√ß√£o qualificada de professores

O Secretario de estado avan√ßou por outro lado que os alunos que no ano passado estavam a frequentar a 10¬™ v√£o continuar a frequentar esses cursos, podendo transitar para a 11¬™, 12¬™ ou 13¬™ classes. Existem no país 102 Magistérios Prim√°rios, vocacionados à forma√ß√£o de professores de nível secund√°rio, que ministram 84 cursos nas especialidades de Matem√°tica, Física e Biologia-Química.

Porém, Gildo Matias contradiz-se na sua informa√ß√£o que foi avan√ßada nessa pelo próprio secret√°rio, quando falava dos preparativos do ano lectivo, 2021-2022, que arranca a 1 de setembro, para este ano ser√° marcado por um novo modelo de organiza√ß√£o das turmas, uma nova dura√ß√£o do tempo lectivo pelo plano de recupera√ß√£o das aprendizagens.

Gildo Matias afirmou que a decis√£o surgiu depois da reuni√£o que tiveram h√° cerca de um m√™s com as escolas do magistério onde orientaram as dire√ß√Ķes das escolas a n√£o receberem alunos naqueles cursos em que n√£o h√° docentes definitivamente qualificados.

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio