RCN12
Planalto Studio
Publicite

Presidente da República propõe criação de banco de investimento na CPLP

O presidente da república João Lourenço, que assumiu esse sábado a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, durante a sua intervenção na conferência propôs a criação de um banco de investimentos na CPLP.

Por Divânia Nascimento em 20/07/2021 às 05:00:40
Presidente da República propõe criação de banco de investimento na CPLP

Presidente da República propõe criação de banco de investimento na CPLP

O Chefe de Estado no seu discurso de encerramento da cimeira salientou que a comunidade é "uma força política e cultural a considerar" e que da mesma forma pode ser "uma força económica relevante" se os países membros trabalharem para isso.

João Lourenço, sublinhou que pretende apostar na vertente económica e empresarial, lançando desta forma o "desafio" de se criar um banco de investimentos na CPLP.

O Chefe de Estado destacou de igual modo a importância do acordo de mobilidade assinado nesta cimeira e manifestou solidariedade com a população de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Para João Lourenço, a questão da "mobilidade é um factor decisivo para uma maior aproximação entre as populações dos nove estados-membros, para a cooperação económica, para o enriquecimento da língua portuguesa e para um maior intercâmbio cultural e turístico pois desta forma permitirá que milhões de cidadãos beneficiem de forma concreta os ganhos e vantagens da pertença a uma comunidade que se expande por países de quatro continentes, com formas próprias de vida e de expressão cultural e artística.

De referir que esta foi a primeira Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa desde o início da pandemia da Covid-19, que, conscidentemente acabou por se realizar na véspera do 25° aniversário da organização a 17 de Julho, marcando pela primeira vez que a aprovação de uma proposta sobre a mobilidade dos cidadãos lusófonos.

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio