RCN12
Planalto Studio
Publicite

CNE garante participação dos cidadãos com deficiência visual introduzindo votos em braile pela primeira vez

A comiss√£o nacional Eleitoral garante a participa√ß√£o dos cidad√£os com defici√™ncias visuais optando pela primeira vez na hist√≥ria do pa√≠s uma pol√≠tica mais inclusiva com a introdu√ß√£o de novo sistema de voto em braile nas pr√≥ximas elei√ß√Ķes.

Por Teresa Cabari em 14/07/2021 às 14:13:43
CNE garante participação dos cidadãos com deficiência visual introduzindo votos em braile pela primeira vez

CNE garante participação dos cidadãos com deficiência visual introduzindo votos em braile pela primeira vez

A informa√ß√£o foi avan√ßada nessa ter√ßa-feira pela comiss√£o durante uma mesa-redonda com a participa√ß√£o de alguns partidos pol√≠ticos e v√°rias associa√ß√Ķes, onde abordaram as normas de protec√ß√£o e mecanismos de inclus√£o para pessoas portadoras de defici√™ncia visual.

A decis√£o foi tomada depois de uma reuni√£o entre a comiss√£o eleitoral e o ministério de Ac√ß√£o social, fam√≠lia e promo√ß√£o da mulher que tem estado a trabalhar com as associa√ß√Ķes de cidad√£os com defici√™ncia visual de modo a criar pol√≠ticas mais inclusivas para os mesmos em v√°rias √°reas sociais e que para essas elei√ß√Ķes, a comiss√£o tem estado a trabalhar com interpretes de pessoas com defici√™ncias visuais de modo a garantir a participa√ß√£o dos mesmos na elei√ß√£o do seu candidato.

A actividade foi presidida pela secret√°ria de estado para a√ßc√£o social, Elsa Barbara que, durante a sua interven√ß√£o, afirmou que o seu ministério tem estado a trabalhar com as referidas associa√ß√Ķes que, juntos apresentaram as propostas e documenta√ß√Ķes que serviram de base para a implementa√ß√£o da inclus√£o dos votos em Braile nas próximas elei√ß√Ķes.

Entretanto, o presidente da federa√ß√£o das organiza√ß√Ķes de protec√ß√£o de pessoas portadoras de defici√™ncia visual, Rafael Mujinga, mostrou-se preocupado e insatisfeito com a aus√™ncia dos presidentes dos partidos pol√≠ticos na actividade, pelo que, apela que participem nas próximas de modo a implementar mais pol√≠ticas inclusivas nas suas agendas.

De salientar que o sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 s√≠mbolos em relevo, resultantes da combina√ß√£o de até seis pontos dispostos em duas colunas de tr√™s pontos cada. Pode-se fazer a representa√ß√£o tanto de letras, como algarismos e sinais de pontua√ß√£o, utilizado por pessoas cegas ou com baixa vis√£o, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas m√£os ao mesmo tempo.

O código foi criado pelo franc√™s Louis Braille aos 16 anos de idade, 13 anos depois de ter perdido a vis√£o. O sistema ser√° implementado pela primeira vez em Angola, porém, j√° existe alguns anos em alguns pa√≠ses, como o caso de Portugal e brasil que implementaram tal sistema desde 2018.

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio