RCN12
Planalto Studio
Publicite

John Bercow, celebrizado pelo seu eloquente 'order' no parlamento inglês, passou dos conservadores para os trabalhistas

É tida como uma das figuras mais carismáticas da política do Reino Unido, o ex-líder da Câmara dos Comuns, John Bercow, mudou de lado e passou dos tories para o labour, actualmente na oposição.

Por João Alberto em 21/06/2021 às 12:22:40

O seu muito sonoro 'order!' ficou tão célebre durante as intermináveis e caóticas discussões na Câmara dos Comuns acerca do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. As discussões foram tão inclusivas e impossíveis que levaram a então primeira-ministra, Theresa May, à demissão. E falamos de John Bercow, na altura a presidir à Câmara dos Comuns e eleito pelo Partido Conservador. A sua eloquência, muito britânica, e as suas extravagantes gravatas, fizeram dele uma estrela da política no Reino Unido.

E por tudo isso, a saída de Bercow dos conservadores para o partido trabalhista, actualmente na oposição, não podia deixar de ser notícia. Bercow foi parlamentar conservador durante uma década, eleito em 2009, e enquanto líder da Câmara dos Comuns irritou o seu partido pela forma equidistante e bem humorada como presidiu às intensas discussões entre os dois principais partidos da Câmara dos Comuns aquando da discussão do acordo de saída da União Europeia.

Tanto Theresa May como Boris Johnson, que lhe sucedeu na liderança dos conservadores, não viam com bons olhos a actuação do truculento, claramente anti-Brexit.

Nos dias de hoje, Bercow é um assumido crítico do primeiro-ministro Boris Johnson. Em declarações ao The Observer, disse que os conservadores liderados por Johnson se transformaram num bando de "reaccionários, populistas, nacionalistas e, às vezes, xenófobos". Daí que considere que os tories devem deixar o poder e que o Partido Trabalhista é o único meio para o alcançar.


Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio