RCN12
Planalto Studio
Publicite

António Guterres toma posse do segundo mandato como secretário-geral da ONU

"Construtor de pontes" e "intermediário honesto", assim se apresenta o antigo primeiro-ministro português.

Por Isaac Sócrates em 18/06/2021 às 07:47:43

António Guterres toma posse hoje, sexta-feira, para novo mandato no cargo de secretário-geral das Nações Unidas, em sessão plenária da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, agendada para as 14 horas de Angola e 09 horas em Nova Yorque.

Em março deste ano Guterres apresentou a visão para o segundo mandato de cinco anos no cargo. No início de maio, durante um diálogo informal na Assembleia Geral das Nações Unidas, respondeu às questões dos países-membros e da sociedade civil. Descreveu-se então como "construtor de pontes".


António Guterres, que dá início a este novo mandato ainda em contexto de pandemia, propõe-se trabalhar como um "intermediário honesto" e prosseguir missões como a resposta a "riscos existenciais": além da Covid-19, a crise do clima, o ambiente, as desigualdades à escala internacional e os ataques aos Direitos Humanos, a segurança digital e a proliferação do armamento nuclear.

"O secretário-geral sozinho não dispõe de todas as respostas nem tenta impor pontos de vista", clamava o antigo governante português a 7 de maio, acrescentando que procuraria divisar "soluções" para o benefício de "todos".A recomendação do Conselho de Segurança para a recondução de António Guterres foi eleito no passado dia 8 de junho por unanimidade.


Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio