RCN12
Planalto Studio

Membros da UNITA declinam convite do PR por excluir presidente do partido

O Presidente da Rep√ļblica realiza hoje, no Jardim do Pal√°cio Presidencial, um almo√ßo de confraterniza√ß√£o alusivo ao Dia da Paz, que se assinala a 4 deste m√™s. O acto est√° a gerar v√°rias reac√ß√Ķes e debates pelo facto de o presidente Jo√£o Louren√ßo ter exclu√≠do o presidente da UNITA, Adalberto Costa J√ļnior.

Por António Zacarias em 02/04/2021 às 06:15:19
José Chiwale, membro do Comissão Política da UNITA

José Chiwale, membro do Comissão Política da UNITA

A op√ß√£o de Jo√£o Louren√ßo, cujas motiva√ß√Ķes se desconhecem, na perspectiva de alguns observadores, contraria as promessas do mesmo aquando de sua tomada de posse em 2017, de que seria um presidente de todos, transmitindo a sensa√ß√£o de que, diferente de seu antecessor, José Eduardo dos Santos, promoveria a democracia, no estrito respeito das diferen√ßas.

A decis√£o de Jo√£o Louren√ßo em convidar para o evento alguns membros da UNITA, excluindo o actual l√≠der, demonstra também haver uma clara crispa√ß√£o entre ambos, que pode perigar a estabilidade do pa√≠s no quadro das elei√ß√Ķes-gerais previstas para 2022, dado que nenhum dos referidos l√≠deres dever√° ceder a eventuais irregularidades, quer em caso de reelei√ß√£o do actual Presidente da Rep√ļblica, quer em caso de altern√Ęncia ao poder.

Ainda em rela√ß√£o a figuras da UNITA convidadas, sabe-se que o general José Chiwale, um dos 12 conjurados que estiveram com Jonas Savimbi aquando da cria√ß√£o da UNITA em 1966, j√° declinou o convite pelo facto de o actual presidente do seu partido n√£o ter sido convidado. Fala-se que Miraldina Jamba, também declinou o convite. E segundo alguns militantes da UNITA, o ex-presidente do partido, Isa√≠as Samakuva, à √ļltima da hora, também optou por n√£o fazer-se presente no referido almo√ßo da Paz, promovido pelo presidente Jo√£o Louren√ßo.

Fazem parte da lista para o almoço da Dia a Paz as seguintes figuras:

Isaías Samakuva, Lucas Ngonda, Ngola Kabango, Lopo do Nascimento, Jorge Valentim, Geraldo Abreu Ukwachitembo Kamorteiro e Amadeu Amorim.

Constam ainda da lista, Tony da Costa Fernandes, Santana André, Pitra Petroff, Roberto de Almeida, Paulo Tchipilica, Juli√£o Paulo Dino Matross, José Tchiwale, José Condessa de Carvalho "Toka", Jo√£o Lu√≠s Neto "Xietu", Herm√≠nio Escórcio, Diogo Ventura, Benigno Vieira Lopes "Ingo", Armando da Cruz Neto, Francisco Magalh√£es Paiva "Vunda", António dos Santos Fran√ßa "Ndalu", Alexandre Rodrigues "Kito", além do vice-presidente, Bornito de Sousa. Miraldina Jamba e Luzia Ingl√™s.

Fonte: CamundaNews

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio