RCN12
Planalto Studio

Presidente João Lourenço excluído do fórum promovido por Joe Biden

O Presidente João Lourenço, segundo uma publicação do Novo Jornal, não foi convidado a participar no fórum virtual sobre clima, de iniciativa do Presidente dos Estados Unidos da América, o democrata Joe Biden, por causa da actual política ambiental seguida pelo Governo angolano.

Por Redacção em 01/04/2021 às 07:50:52
Presidente João Lourenço excluído do fórum promovido por Joe Biden

Presidente João Lourenço excluído do fórum promovido por Joe Biden

Entre os 40 líderes convidados, cinco s√£o do continente africano, sendo que Angola foi colocada de parte, apesar de ser dona de uma significativa parcela da segunda mais extensa floresta do mundo.

Segundo fontes do Novo Jornal, as políticas ambientais tomadas pelo Executivo de Jo√£o Louren√ßo foram determinantes na decis√£o da Administra√ß√£o Biden de afastar Angola do referido fórum.

"Angola n√£o fez nada not√°vel para a política que visa preservar o meio ambiente", confidenciou uma fonte diplom√°tica, referindo-se às raz√Ķes que levaram o afastamento de Luanda dentre os convidados ao fórum que vai decorrer entre os dias 22 e 23 deste m√™s.

A República Democr√°tica do Congo e o Gab√£o, países com os quais Angola partilha a extensa floresta do Mayombe; Quénia, Nigéria e √Āfrica do Sul s√£o os países africanos convidados por Joe Biden para estar na reuni√£o que tem como "pano de fundo" preparar a agenda da próxima Confer√™ncia das Na√ß√Ķes Unidas sobre Mudan√ßa do Clima, marcada para Novembro deste ano, na cidade portu√°ria de Glasgow, na Escócia.

Xi Jinping, presidente da China, Angela Merkel, chanceler alem√£, Emmanuel Macron, Presidente de Fran√ßa, Vladimir Putin, líder da Rússia, e Jair Bolsonaro, Presidente brasileiro, s√£o alguns dos rostos da política mundial convidados por Biden para estar no encontro sobre o clima, com transmiss√£o em directo garantida nos Estados Unidos.

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio