RCN12
Planalto Studio

"Teoria geral do Esquecimento", livro de Agualusa, vai passar a filme de Annemarie Jacir

"The oblivion theory" é o título em inglês do filme a partir do romance do luso-angolano a viver na Ilha de Moçambique, José Eduardo Agualusa. O projecto é da realizadora palestiniana Annemaria Jacir e conta com o apoio do fundo europeu para o cinema Eurimages.

Por Administrador em 04/03/2021 às 13:50:28

"Ludovica nunca gostou de enfrentar o céu. Em crian√ßa, j√° a atormentava um horror a espa√ßos abertos. Sentia -se, ao sair de casa, fr√°gil e vulner√°vel, como uma tartaruga a quem tivessem arrancado a carapa√ßa.", acima come√ßa o livro de José Eduardo Agualusa que vai ser adaptado ao cinema.

O escritor reagiu à not√≠cia, na sua p√°gina do Facebook, com o seguinte coment√°rio: "...Dizem que a minha Ludo, da "Teoria Geral do esquecimento", vai para a Palestina..."

O romance "Teoria geral do esquecimento", do escritor angolano José Eduardo Agualusa, vai ser adaptado para cinema pela realizadora palestiniana Annemarie Jacir, revelou o programa europeu Eurimages, que apoiar√° a produ√ß√£o do filme.

O projeto, com o t√≠tulo ingl√™s "The oblivion theory", recebeu esta quarta-feira um prémio do Eurimages de apoio ao desenvolvimento, no valor de 20 mil euros, no √Ęmbito do mercado de co-produ√ß√Ķes que decorre esta semana no Festival de Cinema de Berlim.

O filme será uma produção franco-alemã, com realização da escritora e realizadora palestiniana Annemarie Jacir, e com a narrativa ficcional a ser transposta de Angola para a Faixa de Gaza, durante a primeira Intifada (1987-1993).

No romance de Agualusa, editado em 2012, a história decorre em Luanda e come√ßa nas vésperas da proclama√ß√£o da independ√™ncia de Angola, no dia 11 de novembro de 1975, quando uma mulher, uma portuguesa, ergue um muro no lugar onde mora e sobrevive isolada durante 30 anos.

No filme, há uma outra mulher, norte-americana, que acidentalmente fica retida num apartamento em Gaza, tornando-se numa "testemunha improvável e numa sobrevivente num país no meio de um conflito", escreveu a revista Variety.

Annemarie Jacir, 47 anos e descrita como "uma das figuras da Nova Vaga [do cinema] √°rabe", trabalha em cinema h√° mais de duas décadas, sendo autora de filmes como "Wajib" (2017), "When I saw you" (2012) e "Salt of the sea" (2008), todos eles candidatos pela Palestina a uma nomea√ß√£o para os Óscares.

Com "Teoria Geral do Esquecimento", José Eduardo Agualusa j√° foi distinguido com v√°rios prémios, entre os quais o Prémio Fernando Namora e o prémio liter√°rio internacional de Dublin.


Fonte: * c/agência Lusa

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio