RCN12
Planalto Studio
Publicite

Tomás Bica chegou ao Cazenga e promete recuperação das vias, a população diz que quer ver para crer

Uma das figuras mais controversas da administração municipal de Luanda, Tomás Bica, que transitou do Sambizanga para o Cazenga, comprometeu-se com os munícipes locais a tornar transitáveis uma série de vias essenciais.

Por Administrador em 19/01/2021 às 07:46:37

As principais vias do Cazenga ser√£o reabilitadas ainda este ano, quem o garante é o novo administrador municipal, Tom√°s Bica. E essas vias s√£o as ruas das Condutas, Terra Vermelha, Nocal (Porto Santo) e a 7.¬ļ Avenida, escreve O Novo Jornal.

No entanto, e ainda de acordo com a reportagem da edi√ß√£o online do seman√°rio, os moradores locais mostraram-.se relativamente cépticos às promessas do novo administrador e querem ver para crer.

"Estas ruas nunca foram reabilitadas, j√° passaram v√°rios administradores pelo Cazenga que prometeram e n√£o cumpriram. Uns até afirmaram que n√£o é da compet√™ncia do município reabilitar estas vias. Vamos dar ao Tom√°s Bica o benefício da dúvida", explicaram à reportagem do jornal.

Na Rua das Condutas, uma das quatro vias estruturantes do município do Cazenga que v√£o ser intervencionadas, segundo o administrador local, os munícipes falam de dias de horror na época chuvosa.

Ad√£o Marques, morador h√° 18 anos, espera que os trabalhos arranquem logo, para aliviar os constrangimentos por que passam, principalmente nesta época. "H√° quem pense que inventamos quando explicamos que n√£o se vive aqui em tempos de chuva. N√£o se circula de nenhuma maneira aqui! Vivemos na pocilga", contou o munícipe que espera ver para crer na reabilita√ß√£o da sua rua.

Quem também espera ver para acreditar nas promessas do governante local é o cidad√£o Bernardo Jo√£o, 52 ano, morador na 7.¬™ Avenida h√° 32 anos. "J√° se partiram casas aqui para a reabilita√ß√£o da rua que nunca chegou a acontecer. A 7.¬™ Avenida nunca foi tida em conta pela administra√ß√£o municipal do Cazenga, agora que o senhor administrador, Tom√°s Bica, é quem est√° a prometer reabilit√°-la, quero ver para crer", afirmou. Para Bernardo Jo√£o, viver na 7.¬™ Avenida n√£o é f√°cil, face aos grandes constrangimentos de locomo√ß√£o que aquela rua apresenta, h√° v√°rios anos.

Entre os v√°rios tro√ßos críticos do Cazenga est√° a Rua da Terra Vermelha, que liga os bairros Pap√° Sim√£o e Mulenvos. Ali os moradores esperam que seja de facto reabilitada a via, visto que, em 2008, depois das elei√ß√Ķes legislativas, o ent√£o administrador municipal, Tany Narciso, j√° havia prometido reabilit√°-la, mas nunca concretizou a promessa.

J√° no bairro Hoji-Ya-Henda, os automobilistas esperam que seja real a reabilita√ß√£o da rua Porto Santo, que liga a estrada da Cuca, passando pelas Edi√ß√Ķes de Novembros, padaria Só P√£o e a f√°brica de cerveja Nocal, os munícipes mostram-se h√° anos agastados com o sil√™ncio das autoridades, depois de muitos gritos de socorro.

Em declara√ß√Ķes à imprensa, aquando das festividades que visaram saudar mais um anivers√°rio do município do Cazenga, o administrador Tom√°s Bica disse que as ruas das Condutas, Terra Vermelha, Porto Santo e 7.¬™ Avenida ser√£o asfaltadas no √Ęmbito do Plano Integrado de Interven√ß√£o nos Municípios (PIIM).

Segundo o dirigente, para o início da empreitada foi lan√ßado o concurso público que, agora, aguarda apenas pelo pagamento. "N√£o queremos vender sonhos aos munícipes do Cazenga, pois todos os projectos t√™m cobertura e ser√° possível realizar", prometeu o administrador, que substitui no cargo Albino da Concei√ß√£o em Dezembro de 2020.

Fonte: O Novo Jornal

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio