RCN12
Planalto Studio

João Lourenço toma posse como novo presidente da CIRGL

O Presidente da República, João Lourenço, assumiu hoje a Presidência rotativa da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) por escolha dos seus homólogos na 8a Cimeira da organização sub-regional, realizada esta sexta-feira por videoconferência.

Por Fábio Caldeira em 20/11/2020 às 16:46:14
Presidente da República toma posse como novo presidente da CIRGL

Presidente da República toma posse como novo presidente da CIRGL

No seu discurso de tomada de posse, João Lourenço começou por endereçar cumprimentos aos mais variados líderes presentes a conferência.

O presidente angolano afirmou que apesar dos grandes desafios que África e o mundo enfrentam atualmente, como os conflitos que causam instabilidade política, económica, e a pandemia da Covid-19, a tomada de acções concretas para materializar o tema escolhido "favorecer a implementação do pacto sobre a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos, fortalecendo a cooperação económica regional e o desenvolvimento", é a melhor resposta a ser dada a essas dificuldades.

"A República de Angola acredita que a resposta colectiva a estes desafios consiste na tomada de acções concretas para materializar o tema escolhido para esta cimeira", sublinhou João Lourenço, tendo destacado que o pacto entre as diferentes nações só se concretizarão caso sejam colocados os meios necessários à disposição do secretariado Geral da CIRGL.

João Lourenço comprometeu-se, entre outras, em trabalhar arduamente para desenvolver uma "cooperação estreita entre os Estados membros e erradicar os grupos armados" na região.

"Durante o nosso mandato vamos trabalhar em conjunto para? fazer respeitar os acordos de paz concluídos na região e trabalhar para o levantamento das sanções impostas contra o Burundi, o embargo de armas imposto à República Centro Africana, bem como o combate ao nosso inimigo comum, a covid-19." concluiu o chefe de Estado angolano.

Fonte: Camunda News

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio