RCN12
Planalto Studio

Universidades abrem portas aos alunos

Atraso na entrega do calendário académico e a cobrança das propinas atrasaram o reinício do ano lectivo no ensino superior

Por Administrador em 12/10/2020 às 08:49:01

A maioria das universidades angolanas abrem hoje, dia 12 de Outubro, as portas aos alunos, uma semana depois da reabertura das escolas do ensino médio.

Apesar de algum movimento nas universidades na semana passada, devido as questões burocráticas, como o pagamento de propinas e a obtenção de certificados, só no dia de hoje é que os alunos podem começar a frequentar aulas presenciais nos estabelecimentos de Ensino Superior.

De acordo com o secretário-geral da Universidade Católica de Angola, Laurindo Viagem, o reinício tardio das aulas deveu-se ao atraso na entrega do calendário académico e do decreto que autoriza a cobrança de propinas. Laurindo Viagem acrescentou que é difícil retomar as aulas nestas condições, uma vez que dois dias antes do reinício das aulas no País, as universidades foram convocadas pelas autoridades para conhecerem o instrumento que orienta o seu funcionamento em caso de contaminação durante as aulas.

As salas de aulas, e no caso da Católica, continuam com 60 anos por sala, número de deve ser reduzido para metade, e as universidades terão de ter asseguradas todas as condições de biossegurança. Quanto às propinas, sofrem um aumento, no caso desta universidade, de 13 por cento. Para os cursos de Ciências Sociais, na Universidade Católica de Angola, a propina é de 39 mil kwanzas e para Engenharia 41 mil kwanzas

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio