RCN12
Planalto Studio
Publicite

Estudantes do ensino superior solid√°rios com professores em greve

O Movimento de Estudantes Angolanos (MEA) manifestou solidariedade para com os professores do ensino superior, que realizam uma greve desde 27 de Fevereiro, e apelaram à "resolução do problema".

Por CSP em 09/03/2023 às 17:49:15
DR

DR

Nm manifesto a favor do regresso às aulas nas instituições públicas do ensino superior, o secretariado nacional para o Ensino Superior do MEA refere que os alunos estão a ser prejudicados nos seus projectos académicos.

Dizem que os estudantes que a greve est√° a afectar os alunos, pelo que "o mais importante no momento é a resolução deste problema".

"Nós entendemos que para tudo h√° jeito, enquanto existir vontade política. Em tempos de uma sociedade tão caótica, ser√° necess√°rio lembrar que é o Estado quem exerce esse papel de garantir saúde, educação e habitação ao povo, e isso só é possível com a profissão do professor. O Governo tem a responsabilidade de zelar pela saúde, integridade física, emocional e intelectual dos seus cidadãos", sublinham no manifesto.

Ao Governo, os estudantes realçam que "vão à escola, não pelo facto de que os professores precisam de trabalhar", mas "porque a educação é um direito".

"Assusta-nos ver o Governo menosprezando os professores, colocando-os em situações desumanas, com sal√°rios míseros, péssimas condições de trabalho, etc", destacam, sublinhando que os estudantes continuam "firmes nessa corrente do bem, para espalhar esperança e solidariedade aos profissionais da educação".

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola (SINPES) e o Ministério do Ensino Superior, Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação (MESCTI) não chegaram ainda a acordo nos pontos que se referem à melhoria de sal√°rios, seguros de saúde e reposição do subsídio de risco aos agentes físicos e biológicos.

A greve, de √Ęmbito nacional e por tempo indeterminado, segue-se a uma paralisação anterior, que durou mais de 60 dias, entretanto suspensa a 01 de Novembro de 2022.

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio