DR
Comissão Europeia anunciou, esta quinta-feira, que decidiu suspender a utilização da aplicação TikTok nos dispositivos profissionais dos funcionários, com o objetivo de proteger o executivo comunitário de ameaças de ciber-segurança.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração Institucional da Comissão e, além dos dispositivos profissionais do pessoal do executivo comunitário, abrange também os dispositivos móveis junto da instituição.
Os funcionários deverão desinstalar a aplicação dos seus dispositivos profissionais o mais tardar até 15 de Março próximo, indicou hoje um porta-voz.
"Esta medida visa proteger a Comissão de ameaças à ciber-segurança e acções que possam ser exploradas para efeitos de ciber-ataques contra o ambiente empresarial da Comissão. A evolução da segurança de outras plataformas de redes sociais será também objecto de revisão permanente", anuncia Bruxelas, sendo que a comissão rejeita quaisquer pressões dos Estados Unidos para banir esta plataforma de rede social chinesa, "esta medida está em consonância com as rigorosas políticas internas da Comissão em matéria de ciber-segurança no que respeita à utilização de dispositivos móveis para efetuar comunicações relacionadas com o trabalho" e "complementa os conselhos que, desde há muito, a Comissão tem vindo a dar seu pessoal, para que aplique as melhores práticas aquando da utilização de plataformas de redes sociais e se mantenha atento ao ciberespaço no seu trabalho quotidiano".