RCN12
Planalto Studio
Publicite

A tensão e a violência tomaram conta da Cisjordânia

Um palestiniano foi morto e a violência acentua-se na Cisjordândia depois de na semana passada um ataque dos militares israelitas ter feito 10 mortos.

Por Administrador em 30/01/2023 às 06:06:40
DR

DR

Um homem palestino foi morto a tiro na Cisjordânia e colonos israelitas realizaram quase 150 ataques contra palestinianos e propriedades palestinianas em toda a região, de acordo com relatórios no domingo da media estatal palestina e do Exército israelita.

Os militares israelitas disseram que o homem que foi baleado no domingo, Karam Salman, de 18 anos, estava armado com uma pistola e foi morto por uma equipa de segurança do assentamento em Kedumim. A agência oficial de notícias palestina, Wafa, informou que as circunstâncias do assassinato de Salman não são claras.

A violência mais recente começou na quinta-feira com um ataque militar na Cisjordânia, em que 10 pessoas foram mortas. Um homem de 24 anos, que foi ferido no ataque, morreu devido aos ferimentos este domingo, disse o Ministério da Saúde palestino.

A incursão de quinta-feira, disseram os militares israelitas, tinha como objectivo prender membros do grupo Jihad Islâmica que estavam envolvidos no planeamento e execução de vários ataques a Israel.

Na noite de sexta-feira, um atirador palestino matou sete pessoas do lado de fora de uma sinagoga em Jerusalém Oriental, o ataque mais mortal contra civis na cidade desde 2008. E no sábado, um agressor, que a polícia disse ter 13 anos, atirou e feriu dois israelitas perto de outro assentamento judaico, também em Jerusalém Oriental.

A polícia israelita disse em comunicado no domingo que prendeu os parentes do perpetrador do ataque de sexta-feira à noite, incluindo mãe e tio, bem como seus vizinhos. Na manhã de domingo, a polícia despejou e esvaziou a casa da família do agressor e a selou. "A casa será demolida", disse o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Israel tem vindo a demolir com regularidade casas das famílias palestinas que tem entre os seus agressores acusado de prática violentas contra os israelita, uma prática que grupos de direitos humanos internacionais e as Nações Unidas dizem ser o equivalente a uma punição colectiva.

Autoridades palestinianas disseram que em toda a Cisjordânia na noite de sábado e no início do domingo, colonos israelitas realizaram 144 ataques contra civis palestinos ou contra as suas propriedades. Pelo menos 22 lojas, propriedade de palestinianos, foram atacadas e pelo menos uma casa palestina perto da cidade de Ramallah foi incendiada por colonos, informou a media palestiniana.

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio