RCN12
Planalto Studio
Publicite

Governo não "notificou" os 'sites', antes solicitou informação, disse o director nacional João Demba

Não são notificações, são pedidos de informação, disse o director nacional de Informação e Comunicação Institucional do Minttics, a propósito de recentes decisões que envolvem 15 'sites' e, entre eles, a Camunda News.

Por CSP em 02/06/2022 às 13:07:06
DR

DR



"O que achamos que é normal, é essencial, que se tenha ciência de que é que são de facto essas plataformas, se é produtora, se não é, nós precisamos de ter essa informação em concreto", disse o director nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (Minttics), e acrescentou que a tutela precisa de ter "uma fotografia real do sector de produção e veiculação de conteúdos a nível da Internet", que não existe.

O Governo enviou ofícios a dezena e meia de plataformas digitais solicitando informações e documentação, disse hoje à Lusa o diretor nacional de Informação e Comunicação Institucional, João Demba, negando que haja uma tentativa de controlo por parte do Estado

De acordo com João Demba, os ofícios foram enviados não apenas a três plataformas digitais, que divulgaram a situação (Camunda News, Factos Diários e Hora H), mas a várias outras que operam em Angola, fazendo produção e divulgação de conteúdos, alguns de entretenimento ou de carácter informativo e noticioso.

São plataformas de conteúdos, que têm uma estrutura própria e que trabalham com alguma regularidade nesse mercado", adiantou o director nacional do Minttics, especificando que foram notificados cerca de 15 "sites".

A ideia é que nós conseguíssemos chegar a todas, mas, porque utilizam a Internet, há sempre alguma dificuldade de chegar a elas, há plataformas que nem número de telefone, "e-mail" ou endereço têm", explicou.

João Demba disse que àquelas que conseguiram identificar "o seu endereço, quer físico ou eletrónico," foi enviado "não uma notificação, mas um ofício de solicitação de informações e documentação". "Tem-se alguma informação, mas não se tem informação completa", sublinhou.

O mesmo responsável destacou que "a aparência dos fenómenos transmite informação, mas não transmite a informação completa daquele fenómeno" e o que o Estado angolano tem, até ao momento, "é a aparência, não tem informação completa dessas plataformas".

Questionado sobre o motivo de esta medida ser tomada apenas agora, João Demba respondeu que "as instituições públicas actuam em função da dinâmica do mercado".

"Infelizmente, um pouco por todo o mundo, os mercados em si, os sectores de atividade, andam a uma velocidade muito maior que as instituições públicas. Se reparar, já usamos "drones" há muito tempo, porque é que só agora é que estamos a regularizar a utilização dos "drones"? Podia fazer também essa pergunta", retorquiu.

João Demba rejeitou que haja uma tentativa de controlo do Estado desses "sites" digitais, criticando a "falta de ética e profissionalismo" de uma das plataformas que divulgou o ofício nas redes sociais. "É um procedimento administrativo e foi tratado desta forma", disse o responsável pela informação e comunicação institucional, sem ter em conta que o documento é, por si só, tema de notícia.

"O Estado não está a controlar, o Estado quer ter uma informação real, porque é em função dessa informação real que o Estado trabalha na definição de políticas, porque se eu não tiver informação real vou definir políticas que estão muito distantes daquilo que o mercado, se calhar, precisa ou demanda", observou.

De acordo com o dirigente do Minttics, essa não é uma preocupação apenas do Estado angolano: "Um pouco por todo o mundo há esta discussão em torno da forma como as plataformas eletrónicas funcionam ou estão a funcionar".

No ano passado, em abril, o Minttics suspendeu as licenças de três canais de televisão (Vida TV, Zap Viva e Record TV África), alegando inconformidades legais que não foram detalhadas.

Na altura, o Minttics fez saber, através de um comunicado, que planeava revogar as licenças de operação de meios de comunicação que teriam estado inactivos por dois anos ou mais, que compreendem 27 das 144 estações de rádio registadas do país, 209 dos 243 jornais registados e 442 das 459 revistas.

Informava ainda que apenas 10 "sites" estavam devidamente registados e em actividade, mas a lista nunca foi divulgada.

Na sequência da decisão, centenas de pessoas perderam os seus postos de trabalho e os canais Vida Tv e Record TV Africa não voltaram a emitir, enquanto o canal Zap Viva retomou a emissão em 01 de Maio, depois de anunciar que estavam observados os "requisitos legais", que não foram especificados.

A iniciativa do ministério liderado por Manuel Homem foi vista pelas organizações representativas dos jornalistas como uma medida extrema, com "zonas cinzentas" e criticada por colocar em causa a pluralidade da informação.

Fonte: Lusa

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio