Passaporte angolano entre os piores do mundo
Na lista, o destaque vai para os Estados-Membros afectos a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que também receberam a devida avaliação e classificação da organização.
Angola que ocupa a 93ª posição do Índice, indica que os cidadãos com passaporte angolano podem entrar em 50 Estados sem visto.
A frente de Angola vai a Guiné-Bissau, que segue em 91º lugar, com 52 destinos, ao passo que São Tomé e Príncipe se encontra em 83º, cujos cidadãos têm a liberdade de circular em 60 países sem visto.
Por outro lado, Moçambique que ocupa a 81ª posição permite a entrada dos seus cidadãos a 62 países.
Cabo-Verde, garante ao seu povo um livre trânsito de 66 destinos acessíveis sem burocracias.
Brasil está na 20ª posição com 169 destinos sem a necessidade de vistos.
Nesta senda, Portugal ocupa o quinto lugar a nível mundial e primeiro na lista dos países da CPLP, com o passaporte mais poderoso e seguro para se viajar em 2022, permitindo um acesso aos seus cidadãos para 187 destinos sem visto.
De referir que o Henley Passport Index foi criado em 2006 pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que tem como objectivo monitorar, de forma regular, os melhores passaportes do mundo para viajar.
No entanto, os dois primeiros países da referida lista, considerados como os melhores passaportes em 2022 está o Japão e Singapura, ambos com 192 destinos, sendo que o Afeganistão foi tido como o pior da lista de 199 países, cujos cidadãos podem entrar apenas em 26 países sem adquirirem visto prévio.
Fonte: Camunda News