RCN12
Planalto Studio
Publicite

Celebra√ß√£o do centen√°rio de Agostinho Neto est√° or√ßado em 600 milh√Ķes de kwanzas

A celebra√ß√£o do centen√°rio de Agostinho Neto, previsto para este ano, ter√° um custo de 600 milh√Ķes de kwanzas ao Estado angolano.

Por Divânia Nascimento em 13/01/2022 às 12:57:54
Celebração do centenário de Agostinho Neto está orçado em 600 milhões de kwanzas

Celebração do centenário de Agostinho Neto está orçado em 600 milhões de kwanzas

O primeiro presidente da Rep√ļblica de Angola, Dr. Agostinho Neto, completar√° 100 anos de nascimento dia 17 de setembro do presente ano, data que se tornou feriado nacional, por ser intitulado como o dia do Herói Nacional.

Por este motivo, em junho de 2021, o chefe de estado, Jo√£o Louren√ßo, solicitou a cria√ß√£o de uma comiss√£o interministerial para a organiza√ß√£o das ac√ß√Ķes comemorativas alusivas ao centen√°rio de António Agostinho Neto, que ser√° dirigido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, Ad√£o de Almeida.

Os custos ser√£o imputados a Presid√™ncia da Rep√ļblica, cujo valor ser√° de 600 milh√Ķes de kwanzas.

No entanto o OGE 2022, pretende fazer chegar as suas considera√ß√Ķes contributivas de 1,5 mil milh√Ķes kz um equivalente 2,7 milh√Ķes USD para gastos do Memorial, sendo que, 1,4 mil milh√Ķes kz ser√£o destinados para a rubrica de despesas em bens e servi√ßos, cita o Novo Jornal.

De referir que no documento datado de 2021 foram destinados ao Memorial 829,3 milh√Ķes de kwanzas.

Em detrimento dessa solicita√ß√£o, exigida por Jo√£o Louren√ßo, a Ad√£o de Almeida, integram também outros ministros dentre eles, o ministro da Administra√ß√£o do Território, Marcy Lopes, da Defesa Nacional e Veteranos da P√°tria, Jo√£o Ernesto dos Santos, bem como do Interior, Eugénio Laborinho e das Rela√ß√Ķes Exteriores, Téte António.

Porém na mesma comiss√£o, a ministra das Finan√ßas e o ministro das Telecomunica√ß√Ķes, Tecnologias de Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o Social, assim como, as ministras da Educa√ß√£o e a da Juventude e Desportos, os ministros da Cultura, Turismo e Ambiente, os governadores provinciais, o director do Cerimonial do Presidente da Rep√ļblica, o presidente do conselho de administra√ß√£o do Memorial António Agostinho Neto, integram a comiss√£o com o objectivo de organizarem os preparativos para efectivamente haja uma comemora√ß√£o condigna desta data histórica e de relev√Ęncia grande povo angolano, refere o despacho presidencial 82/21.

De recordar que o Dr. António Agostinho Neto, nasceu a 17 de setembro de 1922, na aldeia de Kaxikane, munic√≠pio de Icolo e Bengo, na prov√≠ncia de Bengo, proclamou a independ√™ncia a 11 de Novembro de 1975, e veio a falecer a 10 de setembro em Moscovo, antiga Uni√£o das Rep√ļblicas socialista Soviéticas, após ter sido submetido a uma cirurgia.

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio