RCN12
Planalto Studio
Publicite

Candidato de esquerda Gabriel Boric vence eleições presidenciais no Chile

O esquerdista e líder da Frente Ampla, antigo líder juvenil, Gabriel Boric, venceu as eleições presidenciais do Chile que teve inicio em Novembro deste ano com cerca de 55% por cento das votações, tornando-se assim no primeiro presidente jovem da história do Chile com apenas 35 anos de idade.

Por Teresa Cabari em 21/12/2021 às 07:42:20
 Candidato de esquerda Gabriel Boric vence eleições presidenciais no Chile

Candidato de esquerda Gabriel Boric vence eleições presidenciais no Chile

O também deputado disputava a segunda volta das eleições realizada nesse domingo, 19, com José António Kast de 55 anos de idade, da extrema-direita, que obteve 44,92%.

Gabriel Boric, foi apoiado pelo pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista, e está a representar a parte da sociedade chilena que quer "mudanças profundas" tendo participado nos massivos protestos pela igualdade de 2019.

Proveniente do sul do Chile, país américo-latino, Gabriel foi nascido na cidade de Punta Arenas, no seio de uma família de classe média. Boric é o mais velho de três irmãos e sempre ambicionou mudar o mundo. Aos 18 anos, foi viver para Santiago para estudar Direito na Universidade do Chile, embora não tenha concluído o ciclo de estudos, acabando por se tornar deputado.

Como candidato, o latino-americano sempre defendeu uma reestruturação na educação, na saúde e nas pensões, tendo como principal objetivo a transformação do país num Estado de bem-estar social.

Boric tem ainda como grandes prioridades a defesa do ambiente e do feminismo, frisando que quer garantir que todos tenham os mesmos direitos, independentemente das possibilidades financeiras.

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio