RCN12
Planalto Studio
Publicite

INACOM atribui licença 5G à Unitel, Movicel e Africell

O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) atribuiu hoje títulos para utilização de frequências para a implementação da tecnologia 5G aos operadores e comunicações electrónicas Africell, Movicel e Unitel.

Por Isaac Sócrates em 21/12/2021 às 07:39:14
INACOM atribui licença 5G à Unitel, Movicel e Africell

INACOM atribui licença 5G à Unitel, Movicel e Africell

Segundo o PCA do INACOM a implementação da tecnologia 5G vai permitir que vários sectores da actividade económica vejam melhorados os seus serviços.

"Sectores como banca, seguros, energia, educação, saúde, agricultura e outros, vão poder diversificar os seus portefólios de serviços e utilizar novas tecnologias que exigem comunicações móveis com maior largura de banda", disse Pascoal Fernandes.

O responsável disse também que o 5G irá trazer muitos benefícios, mas também desafios de implementação, "pelo que é fundamental haver maior cooperação e investimentos partilhados", por isso "o quadro regulatório de partilha de infraestruturas de comunicações electrónicas é fundamental para o sucesso do 5G"

Nesta senda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, entende que as oportunidades não se ficam por aqui, já que o "Executivo irá desenvolver programas de acompanhamento, capacitação e adoptação da tecnologia 5G para posicionar o País na nova geração tecnológica".

Numa primeira fase estes títulos são válidos por dois anos, em que serão realizados testes, e os operadores isentos de qualquer pagamento.

Os três operadores vão poder operar e comercializar a tecnologia 5G. Tem dois anos para a implantar. A UNITEL confirmou que está pronta para a avançar.

Comunicar erro
Restaurante

Comentários

Banner_Animado_Planalto_Studio