RCN12
Planalto Studio
Publicite

Surgimento de nova variante da Covid-19

A maioria dos pa√≠ses do mundo est√£o actualmente a viver um per√≠odo de muita preocupa√ß√£o devido a nova variante do v√≠rus da covid-19 denominado pelos cientes de √"micron.

Por Teresa Cabari em 30/11/2021 às 10:45:08
Surgimento de nova variante da Covid-19

Surgimento de nova variante da Covid-19

A variante Ómicron, foi detectada pela primeira vez na semana passada em Johannesburg maior cidade da √Āfrica do Sul, depois de terem feito um estudo as 77 amostras de pessoas contagiadas na √Āfrica do Sul de 12 a 20 de Novembro.

O Omicron, est√° a espalhar-se rapidamente aos demais países devido ao deslocamento de pessoas de um país para o outro. Actalmente, cerca de 19 países j√° registaram a exist√™ncia de nova variante do vírus, com destaques aos países da √Āfrica Austral

Por este facto, a uni√£o europeia recomendou na passada sexta-feira, 26 de Novembro que os países membro adoptem restri√ß√Ķes imediatas de fronteiras aéreas para os países afectados de modo a evitarem a propaga√ß√£o da variante no seio dos cidad√£os.

Porém, Organiza√ß√£o Mundial da Saúde pediu no domingo, 28 de Novembro, que países ao redor do mundo n√£o imponham proibi√ß√Ķes de voos aos países da √Āfrica Austral devido a preocupa√ß√Ķes com a nova variante Omicron.

O director regional da OMS para a √Āfrica, Matshidiso Moeti, exortou os países a seguir as normas científicas e internacionais de saúde para evitar o uso de restri√ß√Ķes de viagens.

Mas estes apelos n√£o foram ouvido. V√°rios países fecharam as suas fronteiras aéreas e impuseram restri√ß√Ķes de voo como uma medida de preven√ß√£o e combate ao cont√°gio do novo coronavírus que, segundo os cientistas possui 32 muta√ß√Ķes.

Países como Angola, Marrocos, Austr√°lia, Jap√£o, Irael e muitos outros impuseram restri√ß√Ķes de voos aos países da √Āfrica Austral.

Actualmente, Botsuana, √Āfrica do Sul, Hong Kong, Jap√£o, Israel, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Alemanha, It√°lia, Holanda, Dinamarca, Portugal, Espanha, Suécia, República Tcheca, Fran√ßa, Austr√°lia, Canad√° s√£o os países que j√° registaram a exist√™ncia da Omicron.

Em Angola, as restri√ß√Ķes fronteiri√ßas para os países da √Āfrica Austral teve inicio nessa segunda-feira, mas, no entanto, come√ßou hoje os voos de repatriamento dos cidad√£os que se encontram nesses países.

A OMS alerta para o risco de um cont√°gio global devido ao aceleramento de cont√°gio que se regista em alguns países, sendo que actualmente a nova variante ou simplesmente "cepa" j√° foi detectado em tr√™s continentes.

A Bélgica foi o primeiro país do continente europeu a detectar o cepa, e Hong Kong, na China, foi primeiro da √Āsia

Comunicar erro
Restaurante

Coment√°rios

Banner_Animado_Planalto_Studio