Economia

Nigéria aposta em porto financiado pela China para impulsionar crescimento económico

DR

O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, esteve na abertura de um porto marítimo de 1,5 mil milhões de dólares, financiado pela China, em Lagos, que as autoridades nigerianas esperam que ajude no impulso da economia do país.

O Porto Lekki Deep Sea é um dos maiores da África Ocidental e criará centenas de milhares de empregos, além de aliviar o congestionamento de carga que custa milhões de dólares em receita anual, disse o governador de Lagos, Babajide Sanwo-Olu, na ocasião em que o porto foi oficialmente inaugurado.

O porto – cujo terminal de contentores é capaz de movimentar pelo menos 2,5 milhões de contentores padrão de 20 pés a cada ano – será operado como uma joint venture entre o governo nigeriano, o governo provincial de Lagos, o Tolaram Group, com sede em Singapura, e a empresa estatal chinesa Harbor Engineering Company – sendo que as duas empresas não nigerianas possuem a posição maioritária no projecto com uma participação de 75%.

A Nigéria é a maior economia da africana, mas o crescimento está estagnado há vários anos por causa de infra-estruturas precárias e má administração. Ainda que tenha seis grandes portos marítimos, mais de 80% das importações do país são movimentadas por apenas dois dos portos de Lagos, onde o congestionamento levou a uma enorme perda de receita, já que as cargas são muitas vezes desviadas para outras nações da África Ocidental.

As autoridades dizem que o novo porto marítimo de águas profundas na costa leste de Lagos desviaria o tráfego de portos congestionados e aumentaria os ganhos, com benefícios económicos esperados de mais de 360 mil milhões de dólares.

Related Articles

Back to top button