Poder

Nigéria adia as eleições para novos governadores previstas para 11 de Março

DR

A Comissão Nacional Eleitoral Independente da Nigéria adiou as eleições para os governadores estaduais, marcadas em 11 de Março, ou seja, neste sábado, alegando problemas logísticos.

A eleição de novos governadores para 28 dos 36 estados da Nigéria passa agora para o dia 18 de Março.

O adiar das eleições dará mais tempo para que as máquinas de votação usadas nas eleições presidenciais e legislativas do mês passado possam ser reconfiguradas para a próxima votação, disse Festus Okoye, um porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral Independente da Nigéria, em comunicado.

A votação para os governadores estaduais faz parte das eleições gerais da Nigéria para mandatos únicos de quatro anos para cargos políticos, incluindo a votação presidencial do mês passado, em que venceu o candidato do partido do poder Bola Tinubu. Um resultado contestado pela oposição.

Um tribunal local aprovou esta semana o pedido do corpo eleitoral para redefinir o Sistema Bimodal de Credenciamento de Eleitores, ou máquinas BVAS – parte das novas tecnologias fortemente usadas este ano nas eleições da Nigéria, para torná-las mais transparentes.

No entanto, essa decisão judicial chegou “tarde demais” para que as máquinas fossem redefinidas a tempo para serem utilizadas na votação de 11 de Março, forçando uma prorrogação de uma semana na data, disse o órgão eleitoral.

Related Articles

Back to top button