Poder

Membros da UNITA declinam convite do PR por excluir presidente do partido

José Chiwale, membro do Comissão Política da UNITA

A opção de João Lourenço, cujas motivações se desconhecem, na perspectiva de alguns observadores, contraria as promessas do mesmo aquando de sua tomada de posse em 2017, de que seria um presidente de todos, transmitindo a sensação de que, diferente de seu antecessor, José Eduardo dos Santos, promoveria a democracia, no estrito respeito das diferenças.

A decisão de João Lourenço em convidar para o evento alguns membros da UNITA, excluindo o actual líder, demonstra também haver uma clara crispação entre ambos, que pode perigar a estabilidade do país no quadro das eleições-gerais previstas para 2022, dado que nenhum dos referidos líderes deverá ceder a eventuais irregularidades, quer em caso de reeleição do actual Presidente da República, quer em caso de alternância ao poder.

Ainda em relação a figuras da UNITA convidadas, sabe-se que o general José Chiwale, um dos 12 conjurados que estiveram com Jonas Savimbi aquando da criação da UNITA em 1966, já declinou o convite pelo facto de o actual presidente do seu partido não ter sido convidado. Fala-se que Miraldina Jamba, também declinou o convite. E segundo alguns militantes da UNITA, o ex-presidente do partido, Isaías Samakuva, à última da hora, também optou por não fazer-se presente no referido almoço da Paz, promovido pelo presidente João Lourenço.

Fazem parte da lista para o almoço da Dia a Paz as seguintes figuras:

Isaías Samakuva, Lucas Ngonda, Ngola Kabango, Lopo do Nascimento, Jorge Valentim, Geraldo Abreu Ukwachitembo Kamorteiro e Amadeu Amorim.

Constam ainda da lista, Tony da Costa Fernandes, Santana André, Pitra Petroff, Roberto de Almeida, Paulo Tchipilica, Julião Paulo Dino Matross, José Tchiwale, José Condessa de Carvalho “Toka”, João Luís Neto “Xietu”, Hermínio Escórcio, Diogo Ventura, Benigno Vieira Lopes “Ingo”, Armando da Cruz Neto, Francisco Magalhães Paiva “Vunda”, António dos Santos França “Ndalu”, Alexandre Rodrigues “Kito”, além do vice-presidente, Bornito de Sousa. Miraldina Jamba e Luzia Inglês.

Related Articles

Back to top button