Liberty Chiyaka considera se
Liberty Chiyaka que falava durante a apresentação das iniciativas legislativas da UNITA para o ano 2022, lida nessa quinta-feira, no complexo do Sovismo, em Viana, afirmou que “o pluralismo e o contraditório no espaço público convencional foram sequestrados e a censura impera nos órgãos de comunicação do estado”.
O representante do maior partido na oposição angolana, acusou o MPLA, partido no poder desde a independência do país, de usar os meios de informação e comunicação pública para fazer propaganda eleitoral, sobretudo de forma antecipada.
“O partido do governo, já iniciou sozinho a campanha eleitoral nos órgãos públicos de comunicação social por si sequestrados”. Disse Liberty Chiyaka.
O politico e também deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar da UNITA, defendeu uma mudança urgente no posicionamento da comunicação social e disse ser imperativo que o governo mude sua “atitude controladora” sob pena de haver eleições justas esse ano.
“A postura da comunicação social deve mudar urgentemente (?) A partir de agora, é imperativo que o governo mude a sua atitude controladora e proceda à uma abertura real da comunicação social, sob pena de não ser possível haver eleições livres e justas nesse ambiente”.
Em conclusão, Liberty Chiyaka que falava em representação da UNITA, afirmou que “nos últimos dois anos, a democracia regrediu, os fundamentos do estado de direito foram agredidos, as promessas eleitorais não foram cumpridas, a situação social do país agravou-se, o custo de vida sobe todos os dias e as pessoas estão agastadas, saturadas e desesperadas”.