Poder

Grupo queria adiamento do conclave UNITA move processo disciplinar contra autores do documento

Grupo queria adiamento do conclave UNITA move processo disciplinar contra autores do documento

De acordo com a fonte que pediu para não ser identificada, os seis elementos poderão ser alvo do referido processo por quebra da «disciplina partidária», já que se insurgiram contra uma decisão tomada pela Comissão Política do partido do Galo Negro no passado dia 20 de Outubro.

Na segunda-feira, um conhecido jornalista angolano publicou, em primeira mão, na sua página do Facebook, o documento dos subscritores endereçado ao líder da UNITA, Isaias Samakuva, e ao presidente do Conselho Nacional de Jurisdição do GN, Silvestre Gabriel Samy.

No documento assinado por José Eduardo, Elisbery Chinjola Bamba Setapi, Vitor Hugo Sebastião Plínio Ngongo, Ilídio Chissanga Eurico, Sócrates Kabeia e Eusébio Manuel, os autores pedem o adiamento do conclave.

No documento, que suscitou vários ângulos de leitura, sobretudo nas redes sociais, uma vez que os seus subscritores foram associados à ala de Isaías Samakuva, eles alegam que a decisão da realização do congresso nas referidas datas terá sido feita sob pressão popular de manifestantes que se encontravam à porta da realização do encontro.

Dizem que a UNITA corria novamente risco de ver o conclave impugnado pelo Tribunal Constitucional. Há informações de que uma cópia da carta terá sido levada ao Tribunal Constitucional, mas que este tribunal superior terá orientado os seus subscritores para que esgotassem todos os meios de recurso no seio dos «maninhos».

Related Articles

Back to top button