DR
A petrolífera com sede em Huston, e que opera em território nacional há largos anos, registou um lucro líquido de 56 mil milhões de dólares em 2022, informou a empresa esta semana, arrecadando por hora mais 6,3 milhões do que no ano passado. Este valor é só recorde para a Exxon Mobil, é também o lucro mais elevadas das petrolíferas ocidentais.
Espera-se que as principais petrolíferas ultrapassem os recordes anuais, devido aos preços mais elevados e à forte procura, passando para uma receita combinada de 200 mil milhões de dólares.
É evidente que estes lucros pressionam ainda mais os governos para subirem os impostos, nomeadamente sobre estes lucros inesperados, às empresas produtoras de energia.
Os resultados da Exxon excederam em muito o lucro líquido recorde de 45,2 mil milhões registado em 2008, quando o petróleo atingiu os 142 dólares por barril, 30% acima do preço médio de 2022.
“O lucro geral e o fluxo de caixa aumentaram significativamente de ano para ano”, disse a directora financeira da Exxon, Kathryn Mikells, à Reuters. “O que vem de uma combinação dos mercados fortes, rendimento elevado, incremento da produção e controle de custos eficaz.”