Mundo

Equiano liga África à Europa e pode render a Portugal 500 milhões de euros por ano

DR

É o segundo cabo submarino da Google que passa por Portugal e faz a ligação à África do Sul, com ligações intermédias a Accra, no Gana, Lagos, na Nigéria, Swakopmundo, na Namíbia e Rupert”s Bay, em Santa Helena, e deve estar pronto ainda este ano.

Em Portugal, e depois do Equiano, prevê-se, para os próximos tempos, a amarração do cabo submarino 2Africa, que vai ser instalado por um consórcio liderado pela Facebook. A este deverá juntar-se o cabo Medusa que a Port Said, no Egito, e ainda um quarto cabo já terá iniciado processos de licenciamento junto da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), mas ainda não terá sido divulgado.

A Camunda News não pode conseguiu confirmar se o nome do novo cabo submarino da Google é uma referência a uma outra ligação importante entre África e a Europa, no caso a Olaudah Equiano (1745-1797), conhecido também por Gustavus Vassa, um proeminente africano em Londres, um escravo liberto, activista para acabar com o comércio de escravos. De certa forma, a sua autobiografia, publicada em 1789, contribuiu para a criação do Acto contra o Comércio de Escravos de 1807, que acabou com o comércio de escravos entre a Grã-Bretanha e as suas colónias.

Related Articles

Back to top button