Notícias

Em mais um tiroteio, desta vez na Califórnia, morreram 10 pessoas e pelo menos outras 10 ficaram feridas

Estão contabilizados até agora 10 mortos e pelo menos 10 outras 10 pessoas feridas, algumas delas com gravidade, como consequência de mais um tiroteio nos Estados Unidos, desta vez em Monterey Park, na Califórnia. O atirador anda, por esta altura foragido, disseram as autoridades policiais norte-americanas.

O tiroteio ocorreu em um local de danças de salão, numa altura em que se celebrava o novo ano lunar chinês.

O atirador está foragido, disse ainda o departamento do xerife. O FBI e outras agências estão envolvidas na investigação.

O tiroteio ocorreu por volta das 22h20 na West Garvey Avenue, uma rua principal, que no início do dia havia sediado um festival comemorando a véspera do Ano Novo Lunar chinês, um feriado importante para as comunidades asiáticas.

É muito cedo para dizer se o tiroteio teve motivação racial, dizem as autoridades, que acrescentaram que vão ser analisadas todas a possibilidades para “se saber se foi um crime de ódio ou não”.

O segundo dia do festival do Ano Novo Lunar chinês, que estava programado para acontecer este domingo, foi cancelado.

Monterey Park, tem uma população de cerca de 60.000 pessoas, em que cerca de 65% são asiático-americanos e 27% hispânico ou latino, de acordo com dados do governo. A cidade, que fica a cerca de 11 quilómetros a leste do centro de Los Angeles, foi a primeira nos Estados Unidos continental a ter uma maioria de residentes com ascendência asiática, já que comunidades de imigrantes de Taiwan, China continental, Japão e Vietname se estabeleceram na zona.

De acordo com testemunhos locais, a área costuma ser tranquila, com muito pouca violência, e não há registo anteriores de algo tão violento na localidade.

Related Articles

Back to top button