Economia

Crise força Media Rumo a descontinuar Jornal Vanguarda

Crise força Media Rumo a descontinuar Jornal Vanguarda

O Jornal Mercado, o título especializado em economia, terá um tratamento diferenciado. Passará de quinzenário a semanário, mas na versão PDF. A direcção da Media Rumo garante que o Jornal Mercado poderá voltar a ser impresso, mas ainda nada está definido em termos de timings.

A revista Rumo, suspensa há algum tempo, regressa às bancas em Junho de 2021, passando a ter uma periodicidade trimestral.

De referir que a Media Rumo não é a única entidade de comunicação social que se vê forçada a descontinuar alguns projectos do sector.

Por exemplo, por conta crise económica e financeira, a GEM-Angola, grupo de Media detentor da Rádio Essencial, Jornal Valor Económico, e o Jornal Nova Gazeta, também teve de suspender a tiragem impressa do Valor Económico para passar em PDF. O Nova Gazeta tinha sido descontinuado por algum tempo, tendo sido de seguida adaptado em portal de notícias.

O Jornal O País, do grupo Media Nova, chegou mesmo a sair de circulação. Jornais como o Visão, Liberdade e vários outros generalistas, pura e simplesmente desapareceram, o que torna significativo o desemprego na classe.

Os jornalistas e o Sindicado dos Jornalistas de Angola responsabilizam em parte o Governo pelo desaparecimento de jornais, pelo facto de o Executivo fazer descaso das subsequentes de leis de imprensa, desde 1991 até a lei de imprensa vigente, que, à semelhança dos diplomas anteriores, determina incentivos à comunicação social por parte do Estado.

Related Articles

Back to top button