Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa “ofuscada” pela Covid-19
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído a 20 de Julho de 2009, na cidade de Praia, Cabo-Verde, de modo a homenagear a língua e a cultura lusófona.
Anualmente, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao longo do mês de Maio, realiza actividades em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da comunidade. No entanto, a pandemia da Covid-19 refreou esses eventos.
Apesar da doença que tem assolado o mundo, a CPLP não deixará passar a data em “branco”, sendo que em Lisboa será marcada uma sessão solene com a participação do chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, e do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Francisco Ribeiro Telles.
Durante a sessão, serão transmitidas mensagens em vídeo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, do presidente de Cabo-Verde Jorge Carlos Fonseca, actual presidente em exercício da CPLP e do chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Está igualmente prevista a entrega de Prémio Literário Dstangola/Camões à obra do escritor angolano Pepetela com o título “Sua Excelência de Corpo Presente”, que venceu no passado mês de Abril, um galardão avaliado em 15 mil euros.
Em Angola, a data será celebrada amanhã com o lançamento da obra “Estudos sobre a didáctica do português na escola angolana”, uma obra conjunta de quatro autores da língua portuguesa, que deverá ser lançado na União dos Escritores Angolanos.
De referir que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa é composta por Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Timor-Leste, Moçambique, Portugal e o Brasil.