Craig Oliver, ex-executivo dos noticiários da BBC e director de comunicação de David Cameron, descreveu a reintegração de Lineker como uma “capitulação” da corporação.
“Acho que o que aconteceu aqui é Gary Lineker 1; Credibilidade da BBC 0”, disse ele, para acrescentar, “a realidade é que a BBC anunciou hoje que fará uma revisão de suas diretrizes de media social. Mas na verdade precisa de uma revisão de como lidar com crises desta natureza”.
Tim Davie, que culpou as “áreas cinzentas” das actuais regras da estação pública no que tem a ver com as redes socias pela polémica que envolveu Gary Lineker e o seu afastamento, o que provocou um intenso debate sobre imparcialidade e liberdade de expressão, adiantou que não renuncia ao cargo por ter havido uma má percepção do assunto.
Richard Sharp, o presidente da BBC, esteve sobre intenso escrutínio nos últimos dias, e foi relacionado com um empréstimo a Boris Johnson de 800 libras (cerca de um milhão de euros), está ligado ao Partido Conservador e trabalhou com o actual primeiro-ministro no Goldman Sachs.
Sharp, que permaneceu em silêncio durante o escândalo Lineker, não declarou o potencial conflito de interesses durante as entrevistas para o recrutamento como presidente da BBC.
Downing Street recusou qualquer comentário sobre se Sharp, e o primeiro-ministro disse em entrevista à BBC que “ele foi nomeado antes de eu ser primeiro-ministro por meio de um processo independente”.
Davie, que na década de 1990 era um candidato conservador e funcionário do partido local, rejeitou as alegações de que a tentativa de amordaçar Lineker e removê-lo de suas funções actuais foi uma resposta à pressão do governo e dos ministros que sentem que a BBC é tendenciosa contra os conservadores .
“Não é assim que trabalhamos editorialmente na BBC”, disse Tim Davies em entrevista esta segunda-feira.
Seja como for, Sunak acrescentou: “Fiquei satisfeito que o problema com Gary Lineker tenha sido resolvido e vamos todos poder assistir ao Match of the Day novamente … esteve bem o facto de este ter sido um assunto resolvido entre a BBC e Gary. Estou feliz que isso tenha acontecido.”