Mundo

Aprovados relatórios de contas dos partidos políticos concorrentes às eleições gerais de Agosto de 2022. UNITA e PHA aprovados com reservas

DR

Do documento aprovado pelo plenário da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que esteve reunido no final da semana passa, na primeira sessão ordinária, não constam os relatórios dos partidos políticos PRS e FNLA, que não apresentaram junto da CNE, nos prazos estabelecidos por lei, as suas prestações de contas.

Entretanto, aprovados, sem reservas estão as contas do MPLA, CASA-CE, P-Njango e APN, quanto aos relatórios da UNITA e PHA foram aprovados com reservas, sem que a Camunda News tenha conseguido perceber que tipo de “reservas” foram apontadas aos dois partidos.

Entretanto, e de acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, o organismo responsável pelo processo eleitoral vai informar ao Tribunal de Contas, que dois dos oito partidos e coligação de partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, nomeadamente o PRS e a FNLA, não apresentaram o relatório e contas.

No entanto, a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) diz estar indignada com a CNE, que, até agora, não tem aceitado o seu relatório financeiro da campanha eleitoral referente às eleições de 2022.

“Estamos a insistir sempre para a entrega do relatório financeiro da campanha eleitoral referente às eleições de 2022, mas a CNE não recebe. A FNLA está ansiosa para a prestação de contas. Temos de esclarecer como é que o dinheiro dado pelo Executivo foi gasto”, disse ao Novo Jornal, esta segunda-feira, 23 de Janeiro, o porta-voz do partido, Ndonda Nzinga.

“Estamos a pedir o bom senso do presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, para autorizar a recepção do relatório”, acrescentou Ndonda Nzinga, salientando que a sua organização política já informou ao Tribunal de Contas e este também, até agora, não interpelou a CNE relativamente a este impasse.

Nas eleições gerais de 2022, os partidos políticos foram subvencionados com 1,1 mil milhões de kwanzas cada.

Refira-se que no pleito eleitoral de 24 de Agosto cada candidatura recebeu para a campanha eleitoral 1,1 mil milhões de Kwanzas.

O MPLA obteve 51,17% e 124 deputados e a UNITA 43,96% e 90 deputados. O PRS com 3% teve direito a dois deputados, a FNLA com 1.06% outros dois, o mesmo número de deputados elegeu o estreante Partido Humanista de Angola (PHA) de Florbela Malaquias, com 1,02% dos votos.

A CASA-CE com 0,76%, a APN com 0,48% e o PJANGO com 0,42% não conseguiram qualquer assento parlamentar e vão por isso deixar de ser subvencionados pelo Estado.

Related Articles

Back to top button