DR
Pelo menos oito aviões de guerra russos terão sido danificados ou destruídos num recente ataque à base aérea de Saky na Crimeia, de acordo com imagens de satélite recém-divulgadas, o que põe em causa as alegações russas de que nenhum avião tinha sido danificado.
Na noite de quarta-feira, a Força Aérea da Ucrânia adiantou que pelo menos nove aeronaves russas foram destruídas no solo após intensas explosões na base aérea e Saky, na terça-feira, a Rússia assumiu o ataque que diz ter provocado um morto e feridos mais 14 pessoas, além de danificar dezenas de casas nas proximidades da base, mas não adiantou o número de aviões destruídos ou se tinham sido sequer destruído.
Kyiv não reivindicou publicamente a responsabilidade pelo ataque – embora o faça por outras vias – enquanto um conselheiro do presidente Volodymyr Zelenskiy sugeria que isso era possível.
Zelenskiy referiu-se ao ataque no seu habitual discurso de quarta-feira à noite. “Em apenas um dia, os ocupantes perderam 10 aviões de combate: nove na Crimeia e mais um na região de Zaporizhzhia” e acrescentou que “os ocupantes também sofrem novas perdas de veículos blindados, armazéns com munições e rotas logísticas.”
A Rússia tentou minimizar o ataque, negando que qualquer avião tenha sido destruído nas explosões e admitindo apenas que “várias munições de aviação detonaram” numa área de armazenamento das instalações militares.
No entanto, as fotos de satélite recém-divulgadas parecem mostrar vários aviões de combate na base militar, em Novofedorivka, complementa danificados, com novas evidências sugerindo a possibilidade de um ataque direccionado por parte dos ucranianos.
As imagens do Planet Labs, com sede nos EUA, mostram grandes áreas de terra queimada e danos visíveis.
Imagens tiradas pelo operador de satélite privado por volta das 8h do dia 9 de Agosto – aproximadamente quatro horas antes do ataque – e por volta das 16h40 do dia 10 de Agosto, mostram que pelo menos oito caças estacionadas do lado de fora foram danificados ou destruídos.