Um forte terramoto atingiu o leste do Afeganistão, nesta noite de terça para quarta-feira, matando pelo menos 920 pessoas e ferindo mais de 600, disseram as autoridades afegãs.
O terramoto, que ocorreu durante a noite, destruiu as casas enquanto muitas das pessoas dormiam. O abalo sismíco teve o epicentro na área montanhosa perto da fronteira do país com o Paquistão – cerca de 44 quilómetros da cidade de Khost – com uma magnitude de 5,9 de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, citado pelo Washington Post.
O abalo também foi sentido no Paquistão e na Índia, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento Sísmico do Paquistão.
Um porta-voz do governo talibã, Bilal Karimi, usou o Twitter, para pedir ajuda às organizações internacionais.
“Ontem à noite, um forte terremoto matou e feriu centenas de nossos compatriotas e destruiu dezenas de casas nos quatro distritos da província de Paktika”, escreveu Karimi. “Todas as agências de ajuda humanitária devem enviar suas equipas para a área, para que mais catástrofes possam ser evitadas”, acrescentou o porta-voz do governo talibã, fortemente isolado da comunidade internacional, desde Agosto de 2021, depois da retirada das tropas dos Estados Unidos, quando assumiram o poder, que poucos países no mundo reconhecem.
(em actualização)