DR
A Frente Patriótica Unida (FPU), apresentou, hoje, formalmente, os órgãos que vão conduzir a campanha eleitoral da frente comum, cujo órgão principal é dirigido pelo general Lukamba Paulo ‘Gato’.
Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA e coordenador da FPU, que falou na cerimónia formal de apresentação dos órgãos de campanha, que decorreu, nesta segunda-feira, dia 9 de Maio, em Luanda, falou, essencialmente, da convicção de que a FUP tem em vencer as Eleições Gerais deste ano.
Pediu ainda maior abertura à comunicação social, dispensou a necessidade de discursos “agressivos” e pede “tranquilidade” para o acto eleitoral, ao mesmo tempo que afirmou: “que o longo tempo de governação levou à assunção de muitos vícios e de muitas resistências”, mas que “é chegada a altura de Angola abraçar um pressuposto fundamental para sermos uma democracia, que é a alternância política”.
Adalberto Costa Júnior pediu ainda maior transparência no que tem a ver com o registo eleitoral oficioso, porque, na sua opinião, a lei não está a ser cumprida. As listas provisórias do registo eleitoral já deviam ter sido publicadas nos diversos municípios para que os eventuais eleitores possam confirmar se os seus nomes constam ou não das listas. O líder da UNITA disse que a “a lei não é passível de interpretação” e que a proceder-se desta forma está a dar-se continuidade “às más práticas das eleições anteriores”.
“Vamos usar, sem limites, o aquilo lei nos confere para que esta publicação se faça”, afirmou Costa Júnior.