DR
O contrato de abertura da linha de crédito no referido valor deve ser celebrado entre o Ministério das Finanças e o Banco de Fomento Angola (BFA).
O Presidente João Lourenço autorizou a celebração do contrato no valor global de 14,7 mil milhões de kwanzas para a construção do Centro de Formação de Profissional de Jornalistas (Cefojor), na província do Huambo.
A autorização vem descrita no despacho presidencial nº117/22 de 13 de Maio, onde é autorizada a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a assinar o referido contrato bem como toda a documentação relacionada.
Mas esta não é a primeira medida que o Presidente da República toma para que a nova infra-estrutura para formação profissional de jornalistas fora de Luanda – por agora só existe uma na capital – seja uma possibilidade.
A primeira foi em Novembro de 2021, quando, e por ajuste directo, foi atribuída à Omatapalo, um contrato de mais de 23 milhões de dólares para a construção do novo centro de formação, no entanto, a linha de crédito agora autorizada é de 35,5 milhões de dólares.
Entre Novembro de 2021 e Maio de 2022 a obra ficou 12 milhões de dólares mais cara. É evidente que há um aumento de preço generalizado nos mercados internacionais, mas, e a este ritmo, é difícil prever quanto o Governo vai pagar à Omatapalo para a construção da obra.