DR
The Rock é o maior diamante branco do mundo e que foi extraído de uma mina na África do Sul, no início de 2000, foi exibido no Dubai, em Taipei e Nova Iorque antes de chegar a Genebra, onde foi leiloada pelo Christie”s.
O preço inicial estimado para a venda da pedra preciosa era de 30 milhões de dólares, mas a venda ficou aquém desse valor, The Rock vendido por 21,9 milhões de dólares. Fazia parte de um colar desenhado pela Cartier de que era proprietário um norte-americano de quem não foi divulgado o nome.
Trata-se de um diamante de 228,31 quilates, do tamanho de uma bola de golfe e “em forma de pera verdadeiramente excepcional”, revelou Max Fawcett, chefe do departamento de jóias da Christie’s, em Genebra, sublinhando de que “é o maior diamante branco já oferecido em leilão”.
Fawcett disse ainda que “muitas vezes, com essas pedras maiores, sacrifica-se em parte a forma para manter o peso”, não é o caso desta pedra que tem “uma forma perfeitamente simétrica, em forma de pera e é uma das gemas mais raras já vendidas em leilão.”
O recorde de uma jóia vendida em leilão é de 2017, com a venda de um intrincando colar de esmeraldas e diamantes da joalharia de luxo suíça De Grisogono – de que Isabel dos Santos e o seu falecido marido Sindika Dokolo eram proprietários – com um diamante central rectangular de 163,41 quilates, vendido por 33,8 milhões de dólares.