Candidato de esquerda Gabriel Boric vence eleições presidenciais no Chile
O também deputado disputava a segunda volta das eleições realizada nesse domingo, 19, com José António Kast de 55 anos de idade, da extrema-direita, que obteve 44,92%.
Gabriel Boric, foi apoiado pelo pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista, e está a representar a parte da sociedade chilena que quer “mudanças profundas” tendo participado nos massivos protestos pela igualdade de 2019.
Proveniente do sul do Chile, país américo-latino, Gabriel foi nascido na cidade de Punta Arenas, no seio de uma família de classe média. Boric é o mais velho de três irmãos e sempre ambicionou mudar o mundo. Aos 18 anos, foi viver para Santiago para estudar Direito na Universidade do Chile, embora não tenha concluído o ciclo de estudos, acabando por se tornar deputado.
Como candidato, o latino-americano sempre defendeu uma reestruturação na educação, na saúde e nas pensões, tendo como principal objetivo a transformação do país num Estado de bem-estar social.
Boric tem ainda como grandes prioridades a defesa do ambiente e do feminismo, frisando que quer garantir que todos tenham os mesmos direitos, independentemente das possibilidades financeiras.
Comunicar erro