Indústria

CNI solicita uma nova política industrial baseada em fundamentos mais modernos

O setor industrial entregou ao governo um documento contendo 10 pontos cruciais para a implementação de uma nova política industrial visando a reindustrialização do Brasil.

Essa recomendação faz parte da Declaração pelo Desenvolvimento da Indústria e do Brasil, assinada pela CNI, pelas 27 federações estaduais de indústria e por 74 associações industriais, e foi entregue ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (28).

Ricardo Alban, presidente da CNI, destacou: “Só podemos garantir um desenvolvimento social, justo e a busca pela equidade através do crescimento econômico. O mundo está dando o exemplo: cuide das suas indústrias e estará cuidando do seu desenvolvimento social, crescimento econômico e sustentabilidade. Estamos nessa jornada sem excluir nenhum outro setor produtivo”.

No documento, a CNI e as federações argumentam que enquanto as economias mais avançadas estão fazendo investimentos substanciais em suas indústrias, o Brasil está ficando para trás por não acompanhar esse ritmo. Em resposta, propuseram ao governo 10 princípios orientadores para impulsionar o que chamam de “agenda nacional de desenvolvimento”.

Esses princípios incluem uma nova política industrial, acesso a crédito abundante e de baixo custo, modernização e eficiência do sistema tributário, redução do custo de capital, incentivo à inovação para a transformação digital e transição energética.

Related Articles

Back to top button