Sonangol vai poupar 3,2 milhões de dólares por ano com oleoduto para Jet-A1
O oleoduto para transportar Jet-A1 é um ‘pipeline’ que liga a instalação de combustíveis da Boavista 5 ao aeroporto internacional 4 de Fevereiro, tendo as obras um custo de 2,2 milhões de dólares, segundo o presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Martins.
De acordo com o responsável, com este projecto Angola vai economizar cerca de 3,2 milhões de dólares por ano, o que representa para uma oportunidade de investimento que serão aplicadas noutras áreas.
Segundo o presidente do Conselho de administração da Sonangol, toda a fase de reparação estava estimada na ordem dos 2,2 milhões de dólares.
Na mesma cerimónia, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, disse que a implementação deste projecto constitui um marco para a actividade de transporte de JET A1 no país, visto que permitirá a redução do número de camiões para o fornecimento de combustível, bem como dos custos operacionais associados ao transporte rodoviário.
Diamantino de Azevedo frisou que os actuais desafios da Sonangol, como principal operadora no segmento “downstream”, e a conclusão de projectos estruturantes como este “confirmam o real engajamento do executivo na modernização das instalações, como um dos pilares da reestruturação do sector petrolífero angolano”.